Posted by : cepepro quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Foto: Internet 


Um dos grandes desafios da atualidade é o fenômeno da violência. Enquanto recorte do social, perpassa o cotidiano de todos de forma atordoante, sendo necessário buscar novos parâmetros para sua compreensão e enfrentamento. A violência possui ligações profundas com a desigualdade entre as classes e a exclusão social, dessa forma, seu enfrentamento não pode eximir-se da melhoria do sistema de proteção social, do fortalecimento das políticas sociais e da garantia de direitos.
No dia a dia a temática da violência está cada vez mais presente. Toma-se cotidianamente conhecimento de fatos acontecidos em diferentes partes do mundo. Uma série de situações expõe milhões e milhões de pessoas - crianças e adultos - ao sofrimento, a dor, a falta de perspectiva de viver com dignidade, respeito e liberdade. Assiste-se a crescente violência contra um amplo contingente de crianças e adolescentes em diferentes partes do mundo, vítimas da violência estrutural, característica de sociedades marcadas pela exclusão de bens materiais e culturais, pela dominação de classes e por profundas desigualdades na distribuição da riqueza social.

A Questão Social e a Violência

As sociedades contemporâneas passam por rápidos e profundos processos de transformações que desafiam conceitos, teorias, modelos e soluções, anteriormente consideradas eficazes para diagnosticar e resolver as crises sociais.
Esse contexto de crise estrutural, caracterizado pelo aprofundamento da miséria e pelo colapso das políticas públicas ecoa sistematicamente no campo judiciário. No dia a dia de trabalho, nas Varas de Família, infância, Juventude e Idoso, essas questões se apresentam aos profissionais, especialmente aos assistentes sociais, através do atendimento processual nas ações judiciais que envolvem principalmente crianças e adolescentes, vitimizados pela violência estrutural e pela violência doméstica.


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

CEPEPRO

CEPEPRO

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © CEPEPRO -Metrominimalist- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -